Blog criado para a divulgação, do trabalho realizado pelo projeto Pequeno Cientista, realizado no Telecentro do Centro Cultural Lindéia Regina.
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Amoeba
Foi realizada, no dia 20 de Outubro de 2012 uma Oficina de Amoeba, para as crianças frequentadoras do Telecentro do Centro Cultural Lindéia Regina.
Todo o processo foi ensinado por mim (a monitora), e executado pelas crianças.
Receita:
Materiais:
Ceca de 100 Ml de Cola Branca;
Anilina (aquele corante alimentício);
Uma ou duas colheres de Bórax (é um fertilizante vegetal, que pode ser encontrado em casas agrícolas ou farmácias de manipulação);
Água (caso a "geleinha" fique dura, utilizamos a água para chegarmos no ponto ideal).
Modo de fazer:
Misture a cola com a anilina (a quantidade de anilina é da escolha de quem estiver fazendo. Quanto maior a quantidade, mais escura a "geleinha" ficará), até obter uma mistura homogênea.
Após isto, misture o Bórax e mexa bastante. Se a "geleinha" estiver muito dura, acrescente água e continue mexendo-a. Após observar que ela chegou á uma textura bem lisinha e maleável, sua "Amoeba" estará pronta.
__#__
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Software
Então...
Eu já procuro fazer com que os usuários saibam o que é o “Software”,
e também, lhes explico o que é um “Software Livre”, e explico as
funcionalidades, aplicações, suas vantagens e desvantagens.
Procuro fazer uma analogia de Hardware e Software, como
sendo Corpo e Cérebro. Onde, um precisa do outro, para que ambos funcionem,
juntos. Faço esta analogia no sentido de que o Hardware seria o nosso corpo, e
o Software, o nosso cérebro. Onde, vemos nosso corpo, e o sentimos; já nosso
cérebro, percebemos sua funcionalidade, porém, sabemos que o mesmo funciona de
uma forma um quanto abstrata, onde seus feitos são percebidos somente quando se
manifestam em nosso corpo.
Aprofundando um pouco mais, pensando em Software e Sistemas
Operacionais, costumo dizer que devemos imaginar uma bolsa, com nossos pertences pessoais.
Onde, se estiverem á minha frente uma bolsa (minha), e outra (de outra pessoa),
eu saberia qual seria a minha, de acordo com os meus pertences. Faço esta
analogia no sentido de que, os Sistemas Operacionais, mesmo que sendo
parecidos, têm suas particularidades, suas características únicas. E, são estas
características as quais nos permitem identificá-los, e mesmo diferenciá-los
entre si.
sábado, 28 de abril de 2012
TELECENTROS
De acordo com a leitura de
“Telecentros”, podemos ter uma visão muito mais ampla do que é o projeto, e do
nosso papel, diante de nossa comunidade. Pois, só então (eu, pelo menos), tive
uma ideia maior da grandeza dessa rede, dos telecentros.
Até então, eu tinha uma ideia de
que o telecentro era formado por mim, as pessoas da comunidade, e o meu tutor.
Onde, este tutor seria o meu mediador, entre a comunidade, e a parte
administrativa do projeto Telecentros.Br. E esse tutor agiria somente no sentido
de repassar algumas informações, e tirar algumas dúvidas possíveis. E eu, seria
apenas “a monitora”, instruída para resolver alguns problemas, tirar algumas
dúvidas, e até mesmo, cuidar para que a comunidade pudesse usar as máquinas, se
conectarem á rede, e conseguissem cuidar desse material disponível, sem que
houvesse danos graves a este patrimônio.
Mas então, pude perceber que esta
rede é muito maior do que isso. Pois, ela une os monitores á comunidade, aos
seus tutores, a outros monitores, ás pessoas que também trabalham no local do
telecentro, entre outras pessoas. E, nessa relação, sempre há uma troca de
informações muito rica, onde um orienta o outro de forma tranquila, de acordo
com suas vivências.
Outra coisa importante também, é
observarmos o ambiente em que estamos trabalhando, e perceber a partir desta
observação as tradições existentes. Pois, a partir daí, temos uma ideia mais
ampla dos frequentadores da comunidade, e então poderemos usar de didáticas que
sirvam para “mostrar-lhes o novo mundo”, sem que este conhecimento novo possa,
de alguma forma, ferir os sentimentos e valores destas pessoas.
Nós, como bolsistas do projeto
Telecentros.Br, temos que agir de forma ética, fazendo valer a nossa função de
monitores, e seguindo o que se pede para isto. Pois, é investido em nós, além
de dinheiro, mas também um “leque” muito grande de conhecimentos, e de
oportunidades. Cabendo a cada um de nós a saber aproveitar toda essa bagagem de
conhecimentos e experiências, realizando um bom trabalho. Pois, o que nos gera
experiência, gera também o respeito e a admiração daqueles que serão os nossos
“educandos”.
quarta-feira, 11 de abril de 2012
EU E O CURSO
Hoje, vou falar um pouco da minhas experiências, e daquilo que eu ainda pretendo viver. Vou falar de um assunto sério, que nós, seres humanos, fazemos a todo momento, vou falar de aprendizados.
Como vocês já sabem, eu tenho 18 anos; e nesse tempo, eu aprendi muita coisa, por gostar, mas também tive que aprender bastante coisas "obrigada".
Aos meus 13 anos, perdi minha mãe. Acho que isto fez com que eu crescesse muito, e também me fez aprender muito, com as responsabilidades, que a partir de então, foram atribuídas a mim. Então, neste quisito, considero que aprendi (mais cedo do que seria, naturalmente), a como ser mais adulta; a como cuidar da minha família, e da minha casa, sabendo conciliar tudo isso com os meus estudos e meu lazer.
Aprendi bastante coisas também por vontade própria. Alguma dessas coisas foram a Música, um pouco do Teatro, um pouco da Biologia (pois ainda não terminei meu curso), aprendi a cozinhar (não que eu goste "taaaanto", mas de vez em quando -quase de vez em nunca- eu gosto de tentar fazer algumas comidas mais exóticas).
Existem também aquelas coisas que a gente aprende querendo ou não, por necessidade. Como andar pela cidade, aprender a ouvir as pessoas, ter um controle maior das nossas vontades e emoções, saber a hora certa de ficar calado, ter respeito, e também, saber a prioridade de cada coisa na vida da gente.
Ao mesmo tempo que, quando eu paro pra pensar que já aprendi muitas coisas, eu sei que tenho muito ainda a aprender. E tenho também, muitas vontades de aprender várias coisas. Tenho vontade de aprender a Música a cada dia mais, tenho vontade de aprender a fazer algum trabalho manual (confesso que não sou a apessoa mais habilidosa do Universo), tenho vontade de aprender a costurar (especificamente, tenho vontade de aprender a fazer Espartilhos), tenho vontade de aprender uns três idiomas diferentes, tenho vontade de aprender a dirigir (até o fim do ano, creio que conseguirei), tenho vontade de aprender a fazer penteados em cabelos, e também tenho muita vontade de aprender a desenhar.
Claro que estas não são minhas únicas vontades. Pois, todos nós estamos sempre em busca de aprender algo diferente, novo. Penso até que este seja o significado da vida; o de estar sempre aprendendo coisas novas, e também de estar ensinando. Uns aos outros, numa relação mutualistica, onde todos dão um pouco de si, mas também, todos ganham algo em troca.
O curso que nós monitores estamos fazendo, contribui justamente com isto. Pois, é a partir dele, que vamos realizar estas trocas de ensino e aprendizagem com a comunidade onde vivemos. É a partir deste curso, que estaremos realmente "conectados" uns aos outros. Podendo partilhar com outros monitores as atividades realizadas, fazendo esta "conexão" ainda maior. Então, penso que o curso possa contribuir para minha formação assim, promovendo esta interação (com os outros monitores, e a comunidade), no sentido de disponibilizar atividades, que para serem realizadas, seja necessário que haja essa interação.
Eu cheguei até o curso, e também me tornei monitora, a partir daindicação realizada pelos coordenadores do Centro Cultural Lindéia Regina, onde fica o Telecentro. A partir desta indicação, eu fiz o curso. E este curso me capacitou como monitora.
A partir do momento em que eu passo a ter um cargo dentro da minha comunidade, isto será impactante, irreversivelmente. Para mim, e para as outras pessoas, pois estas outras pessoas irão ter um olhar diferente sobre mim, no sentido de que eu estarei "repassando" o conhecimento e possibilitando a inclusão digital. E eu também os perceberei como receptores deste conhecimento (o que não significa que eles não irão levar algum conhecimento a mim), e também, eles passarão a ter alguns traços comuns aos meus (a forma de escrita, algumas palavras repetidas, etc.), pois vendo o monitor como um detentor do saber, naturalmente, eles tenderão a perceber minhas atitudes (dentro do telecentro), como atitudes corretas, e próprias de serem "copiadas".
terça-feira, 3 de abril de 2012
AUTO RETRATO
Eu me chamo Claudilayne Soares Werneck. Meu primeiro nome é uma derivação do nome de meus irmãos. Já meu primeiro sobrenome (parte da minha mãe) é português, e o segundo (da parte de meu pai) é alemão. Não gosto muito do meu nome, e prefiro ser chamada de Cacau ou de Naninha.
Eu tenho 18 anos, estou no terceiro período de Ciências Biológicas, estudo Música (toco Violino, e "tento" tocar também alguns outros instrumentos de Cordas, Sopro e Percussão); e estou trabalhando, como monitora, no Telecentro do Centro Cultural Lindéia Regina.
Eu, como qualquer pessoa da minha idade, tenho vários sonhos; aliás, acho que eu os "troco" a cada dia, por sonhos novos... Ao mesmo tempo, consigo me sentir realizada com minha vida. Mas, um grande sonho que eu tenho (no momento), é tocar numa Orquestra. Gosto muito da Música, e percebo que ela faz com que eu seja uma pessoa mais otimista, equilibrada e segura. Então, meu ideal seria essa junção do Útil, ao o que é agradável pra mim.
Bom, quanto a um estilo musical, eu gosto de muita coisa. Muita mesmo... Adoro ouvir MPB, com toda a graciosidade de sua harmonia trabalhada; amo ouvir meu Rock n' Roll, com letras expressivas, e sua levada alegre e trabalhada; gosto muito do estilo Gótico, pelas letras de suas músicas, seus instrumentos clássicos, e pela forma clássica e maravilhosa de se vestir; admiro muito a música Barroca e a Erudita, as quais me transmitem uma paz, que quase me leva a entrar em Nirvana, e que faz com que eu prenda minha atenção em cada nota tocada de suas melodias, trabalhadas de uma incrível complexidade, mas que faz tão bem ao corpo e á alma; gosto muito das alegrias e tristezas simultâneas transmitidas pelo Blues e pelo Jazz, que me deixam num estado de espírito tão bom, tão mais humano; e ainda, sou apaixonada pelo Country e o Bluegrass, que me remetem a um estado de alegria tão contagiante, e que faz com que eu me imagine em épocas passadas...
Enfim... Eu admiro a Música que é bem feita, trabalhada, e que queira "dizer" algo, mesmo que sem palavras.
Eu sou uma pessoa paciente, costumo ser educada, gosto muito de ler e de escrever. Meu número de sorte, é o 3, e minha cor favorita (que me dá bastante sorte também) é a cor Verde. Tenho meus melhores amigos, os quais sempre estão comigo.
Gosto muito da Natureza também. Faço coleção de Cactos(por enquanto, tenho 3- sendo que um, já se reproduziu em mais três), e cuido de algumas plantas e árvores que vivem no quintal da minha casa. Pretendo, assim que eu concluir meu curso, fazer outro curso superior, de Agronomia, e depois, me especializar em Botânica. Tenho também uma cadelinha (que se chama Lua), uma S.R.D. que eu encontrei no Campus da minha faculdade, e a adotei, há mais ou menos dois meses.
Acordo todos os dias ás 5:30 hr, vou pra faculdade; depois (mais ou menos 12:00hr), eu passo em casa, tomo um banho, almoço, e vou para o Telecentro. Chego em casa, por volta de 18:20, e vou estudar um pouco. Por volta de 23:00hr eu durmo. Esta tem sido minha rotina diária.
Vou deixar por aqui um Vídeo de uma música, que um amigo meu me mostrou, e que eu gosto muito...
Este foi o meu "AutoRetrato"...
Eu tenho 18 anos, estou no terceiro período de Ciências Biológicas, estudo Música (toco Violino, e "tento" tocar também alguns outros instrumentos de Cordas, Sopro e Percussão); e estou trabalhando, como monitora, no Telecentro do Centro Cultural Lindéia Regina.
Eu, como qualquer pessoa da minha idade, tenho vários sonhos; aliás, acho que eu os "troco" a cada dia, por sonhos novos... Ao mesmo tempo, consigo me sentir realizada com minha vida. Mas, um grande sonho que eu tenho (no momento), é tocar numa Orquestra. Gosto muito da Música, e percebo que ela faz com que eu seja uma pessoa mais otimista, equilibrada e segura. Então, meu ideal seria essa junção do Útil, ao o que é agradável pra mim.
Bom, quanto a um estilo musical, eu gosto de muita coisa. Muita mesmo... Adoro ouvir MPB, com toda a graciosidade de sua harmonia trabalhada; amo ouvir meu Rock n' Roll, com letras expressivas, e sua levada alegre e trabalhada; gosto muito do estilo Gótico, pelas letras de suas músicas, seus instrumentos clássicos, e pela forma clássica e maravilhosa de se vestir; admiro muito a música Barroca e a Erudita, as quais me transmitem uma paz, que quase me leva a entrar em Nirvana, e que faz com que eu prenda minha atenção em cada nota tocada de suas melodias, trabalhadas de uma incrível complexidade, mas que faz tão bem ao corpo e á alma; gosto muito das alegrias e tristezas simultâneas transmitidas pelo Blues e pelo Jazz, que me deixam num estado de espírito tão bom, tão mais humano; e ainda, sou apaixonada pelo Country e o Bluegrass, que me remetem a um estado de alegria tão contagiante, e que faz com que eu me imagine em épocas passadas...
Enfim... Eu admiro a Música que é bem feita, trabalhada, e que queira "dizer" algo, mesmo que sem palavras.
Eu sou uma pessoa paciente, costumo ser educada, gosto muito de ler e de escrever. Meu número de sorte, é o 3, e minha cor favorita (que me dá bastante sorte também) é a cor Verde. Tenho meus melhores amigos, os quais sempre estão comigo.
Gosto muito da Natureza também. Faço coleção de Cactos(por enquanto, tenho 3- sendo que um, já se reproduziu em mais três), e cuido de algumas plantas e árvores que vivem no quintal da minha casa. Pretendo, assim que eu concluir meu curso, fazer outro curso superior, de Agronomia, e depois, me especializar em Botânica. Tenho também uma cadelinha (que se chama Lua), uma S.R.D. que eu encontrei no Campus da minha faculdade, e a adotei, há mais ou menos dois meses.
Acordo todos os dias ás 5:30 hr, vou pra faculdade; depois (mais ou menos 12:00hr), eu passo em casa, tomo um banho, almoço, e vou para o Telecentro. Chego em casa, por volta de 18:20, e vou estudar um pouco. Por volta de 23:00hr eu durmo. Esta tem sido minha rotina diária.
Vou deixar por aqui um Vídeo de uma música, que um amigo meu me mostrou, e que eu gosto muito...
Este foi o meu "AutoRetrato"...
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Centro Cultural Lindeia/Regina (aPRESENTAÇÃO DO LOCAL...)
Inaugurado em 28 de junho de 2008, por meio de recursos aprovados no Orçamento Participativo, o Centro Cultural Lindeia-Regina (CCLR) é um espaço de discussão sobre temas relativos à memória social das comunidades locais e vivencia a dinâmica cultural decorrente de sua localização numa área de fronteira entre Belo Horizonte, Contagem e Ibirité. Desenvolve projetos que valorizam a identidade de seus usuários e oferece programação para todas as idades. Além de ações de difusão cultural, promove oficinas de artes plásticas, cênicas e visuais e também é espaço de ocupação para grupos artísticos locais.
Localização:
Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina
Tel.: (31) 3277-1515 / 1547
E-mail: cclr.fmc@pbh.gov.br
Ônibus: 1270, 1110, 1760 e 335
Horário de funcionamento:
De terça a terça a sexta, das 9h às 19h. Sábados, das 9h às 17h.
Segundas, fechado para atendimento ao público
Para eventuais variações no horário, favor conferir a programação mensal
pesquisa: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=fundacaocultura&tax=11326&lang=pt_BR&pg=5520&taxp=0&
Localização:
Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina
Tel.: (31) 3277-1515 / 1547
E-mail: cclr.fmc@pbh.gov.br
Ônibus: 1270, 1110, 1760 e 335
Horário de funcionamento:
De terça a terça a sexta, das 9h às 19h. Sábados, das 9h às 17h.
Segundas, fechado para atendimento ao público
Para eventuais variações no horário, favor conferir a programação mensal
pesquisa: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=fundacaocultura&tax=11326&lang=pt_BR&pg=5520&taxp=0&
Assinar:
Postagens (Atom)